BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

domingo, 8 de novembro de 2009

ROTEIRO PARANÁ: UM CENÁRIO DE ATRAÇÕES DO ATLÂNTICO AO IGUAÇU

" Referência nacional em qualidade de vida, Curitiba dá início a um roteiro que combina atrativos naturais e culturais inesquecíveis. Pela estrada de ferro, faz-se lindo passeio até Morretes, atravessando a Serra do Mar com sua exuberante Mata Atlântica.
Como prato principal no almoço, o barreado, típico da região do litoral paranaense.
Na sequência, o Pontal do Sul e a travessia de barco para a Ilha do Mel, no município de Paranaguá, onde se faz agradável caminhada até o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres ou a misteriosa Gruta das Encantadas. A próxima parada é na região dos Campos Gerais, sede do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, que guarda curiosas formações rochosas esculpidas pela natureza há mais de 300 milhões de anos.
Foz do Iguaçu completa o roteiro, com suas famosas cataratas. Boa pedida é almoçar no restaurante Porto Canoas, voltado para a Garganta do Diabo, com vista única da parte superior das cataratas.
O Parque das Aves, com seus viveiros de aves tropicais raras, borboletas e répteis, também vale a pena. O coroamento da viagem se dá no Marco das Três Fronteiras, símbolo do encontro
de Argentina, Brasil e Paraguai."

"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
  • compras, pesca, praias, fauna, flora, bares, culinária e passeios.
O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE VER
  • Curitiba. Fundada no século XVII, é modelo de organização e qualidade de vida. A presença de imigrantes europeus se reflete na arquitetura, na gastronomia e nos costumes. Pontos turísticos marcantes: Praça Garibaldi (século XIX); Jardim Botânico e sua estufa que lembra um palácio de cristal; parques, como o Tingui (cultura ucraniana); bosques, como o Alemão; teatros Guaíra (1900) e Paiol (1906); Ópera de Arame, Pedreira Paulo Leminsky, Rua das Flores, Rua 24 Horas e Museu Oscar Niemeyer, em forma de olho, com 16 mil metros quadrados destinados à exposição de obras de arte.
ITINERÁRIO BÁSICO
  • Curitiba: City-tour, Bairro de Santa Felicidade.
  • Serra do Mar.
  • Morretes: Centro histórico.
  • Pontal do Sul.
  • Ilha do Mel: Farol das Conchas, Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, Gruta das Encantadas.
  • Campos Gerais: Parque Estadual de Vila Velha, Furnas e Lagoa Dourada.
  • Foz do Iguaçu: Parque Nacional do Iguaçu, cataratas, restaurante Porto Canoas, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, Hidrelétrica de Itaipu."
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: Informações: www.turismobrasil.gov.br - www.turismo.pr.gov.br